história das Jóias na índia

EVOLUÇÃO E A JORNADA DAS JÓIAS INDIANAS

Bandeira da ìndia

As jóias indianas são encantadoras, cativando os corações das pessoas em todo o mundo por suas variedades ornamentadas, enfeites pesados ​​e design e materiais diversos. O uso de jóias no subcontinente indiano remonta a uma longa história.

Com o tempo, o uso da joalheria, sua fabricação e modos de criação foram influenciados por fatores socioculturais e políticos. Portanto, não é absolutamente surpreendente que as variedades atuais de jóias indianas e seu legado tenham encantado o mundo, gerando novas idéias de fusões criativas entre as tendências ocidentais e indianas.

Vamos mergulhar na jornada da joalheria indiana por meio de breves visitas aos seus desenvolvimentos ao longo do tempo e como ela continua a prosperar nos dias atuais.

 

Breve História da Joalheria Indiana

O uso de jóias na Índia remonta a mais de 5000 anos atrás, tocando as épocas em que os grandes épicos do Mahabharata e do Ramayana aconteceram. Os vestígios físicos de algumas jóias indígenas antigas foram encontrados na civilização do Vale do Indo. As jóias iniciais eram simples, feitas de miçangas, cordas e pedras. Mais tarde, os habitantes da região do Vale do Indo aprenderam a fazer ornamentos e joias com metais.

 

Jóias com 5000 anos

O advento dos Mughals no século 16 trouxe inovações no uso e design de jóias. Eles trouxeram a arte e o conhecimento da engenharia de jóias no uso de gemas e metais. Além disso, a posse de metais preciosos e gemas foi restringida, uma vez que começou a ser usado como um símbolo de status social.

historia das jóiashistoria das jóias 2

 

A Índia sempre teve um status elevado no mundo imperial por ser um exportador líder de gemas. A Índia foi a primeira a minerar diamantes. As primeiras minas foram nas margens do rio Godavari, perto de Hyderabad. O uso de diamantes também teve muita diversidade. Às vezes, tinha sido usado como presentes reais para apaziguamento, reconquistar a confiança e também para obter a imortalidade.

Pó de diamante foi usado para envenenar pessoas até a morte sob conspirações. Além disso, a história da Índia tem histórias de diamantes trazendo bênçãos ou maldições. Um deles é o Diamante Esperança, que se diz ter sido roubado de um dos olhos da estátua de Sita, a consorte divina do Senhor Rama. Acredita-se que quem tocar nele será punido com morte iminente. Hoje, os diamantes são itens cobiçados de joalheria em casamentos ou joias leves.

diamantes indianos

A joalheria indiana encontrou inspirações transculturais e a troca de idéias ocorreu entre a Rússia, a Europa e os artesãos indianos. As influências europeias são mais evidentes após o domínio colonial na Índia. Os primeiros séculos 19 e 20 foram uma fase de mistura de estilos. Nomes famosos de joalherias como Cartier, Lacloche Frères, Chaumet, Van Cleef & Arples, Mellerio e Mauboussin passaram a fazer parte dessa tradição. Cartier é conhecido por ter desenhado jóias de pedra para os marajás indianos inspirados em Paris. Da mesma forma, o famoso estilo tutti-frutti da Cartier foi inspirado nos motivos florais do sul da Índia.

marajá indiano

 

A história e as tradições culminaram nas formas variadas de jóias indianas   que vemos hoje. Seu  esplendor  e majestade são preservados por meio das obras-primas de hoje desenvolvidas por joalheiros na Índia e no exterior.  

Destaques tradicionais e culturais da joalheria indiana

A tradição da joalheria indiana é interessante pelos diferentes motivos pelos quais são usadas. Eles são lindos, sem dúvida, destacando a beleza de alguém, mas suas posses vão além do único propósito de se adornar.

Jóias de ouro e prata

O ouro e a prata na Índia não são apenas metais preciosos, mas também sagrados. Esta é uma das razões pelas quais jóias de ouro ou prata são compradas por famílias indianas em dias auspiciosos como Akshaya Tritiya e Dhanteras, pois são consideradas de sorte. Também existe uma palavra chamada 'Stri Dhan' que significa 'riqueza de uma mulher'. A tradição de presentear as mulheres com jóias de ouro em seu casamento foi feita para fornecer segurança financeira para a mulher que está começando uma nova vida. A tradição védica hindu também considera o ouro um símbolo de imortalidade. As antigas escrituras mencionam a origem da vida humana no Hiranyagarbha ou 'útero dourado'.

ouro e prata na índiaouro e prata na índia 2

 

Navaratna - Nove joias em joias indianas

O conceito de Navaratna é o uso de um amuleto de nove gemas usado por um marajá ou um imperador. O uso de nove pedras preciosas simboliza o poder de nove divindades hindus. A coleção das nove gemas inclui diamante, esmeralda, rubi, pérola, safira, olho de gato, topázio, coral e zircão vermelho. O uso disso pode significar a supremacia do governante conectado às divindades. 

 Navaratna - Nove joias em joias indianas

Jóias para proteção

 Existem muitos itens de joalheria usados ​​para proteção e fazem parte da tradição indiana. Um deles é o mangalsutra. Mangal significa 'sagrado' enquanto sutra significa 'fio'. É usado por mulheres casadas para o bem-estar de seus maridos. O nazar kada é uma pulseira feita de contas de prata e pretas amarradas no pulso de um bebê. Esta tradição existe para proteger um bebê do olhar maligno ou desejos ruins (nazar). Existem outras coisas que também são usadas para proteção, como tabeez, que é um invólucro metálico de algumas flores sagradas ou oferendas divinas.


jóias de proteção

Joalharia indiana hoje

Os trabalhos deslumbrantes de Kundan, Jadau, Meenakari, Lacquer, Navaratna e outros prosperam entre belas interpretações de designers de jóias. Embora os joalheiros indianos tenham produzido coleções requintadas, especialmente aquelas para roupas de noiva, encontramos fusões e criações interessantes também no exterior.  

Jóias indianas

As marcas de joalheria indianas estão sendo lideradas por personalidades de revendedores bem estabelecidos e também por designers emergentes que receberam elogios positivos como Nitya Arora, Suhani Pittie e Moni Agarwal. As joias de fusão que combinam os sabores indianos e ocidentais frequentemente iluminaram as rampas dos passeios da moda popular.

O encanto da joalheria indiana cativou os corações das celebridades do ocidente, que demonstraram sua paixão por ela em várias ocasiões. Mang Tikas, Tiklis, anéis de nariz, jhumkas e outras joias indianas têm sido adotadas por celebridades de Hollywood de vez em quando. Natalie Portman, Katy Perry, Jessica Alba, Selena Gomez, Madonna, Shakira e vários outros vestiram o look com joias indianas em premiações, videoclipes, filmes ou performances. 

britney spears ketty peryketty pery

As jóias indianas mantêm um encanto, traçando um legado desde os Mughals e Maharajahs até as joias de noiva contemporâneas requintadas. Seria bastante difícil encontrar uma amante da moda sem gosto por tão belas criações. 

 

Conheça nossa linha de Jóias Indianas em Prata 925 com Pedras Naturais    Click Aqui  

 

 

Sobre a loja

Somos especialistas em Jóias em Prata 925 - Prata de Bali 925 - Prata Indiana 925 , trabalhamos com a linha completa em Prata 925 - Anéis de Prata, Brincos de Prata , Colares de Prata, Correntes de Prata, Pingentes de Prata, Pulseiras de Prata . Na Prata de Bali todas as Jóias em Prata 925 são importadas de países como Indonésia (Ilha de Bali) e Índia, e produzidas atravéz de técnicas milenares de Ourevesaria passadas de Pai para Filho. os produtos de Bali são Para você que tem estilo e bom gosto.

Pague com
  • PagHiper
Selos

Rodrigo da silva pereira - CPF: 019.020.090-10 © Todos os direitos reservados. 2021


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade